Pequenos parques localizados em regiões rurais dedicados ao desenvolvimento e à operação de actividades industriais, com destaque para a agroindústria.
O que são?
Os Parques Industriais Rurais (PIR) são pequenos parques industriais de âmbito municipal, destinados essencialmente à implantação de pequenas unidades industriais para a transformação e comercialização de produtos agrícolas locais, como moagem de cereais, produção de óleos alimentares, conservas, sumos, compotas, etc., mas também destinadas à satisfação de necessidades das populações locais noutros produtos (panificação, têxteis e confecções, serralharias de ferro e alumínio, carpintarias, etc.).
Os parques seguem uma concepção modular padronizada, com dois modelos actualmente disponíveis, que pode ser futuramente replicada em função das necessidades. São devidamente infra-estruturados, com vias de circulação, redes de electricidade e água ligadas às redes públicas ou, mais frequentemente, a geradores e captações próprias, e dotados com serviços de apoio às empresas instaladas (oficinas de manutenção de máquinas, equipamentos e veículos, recauchutagem de pneus, logística, etc.), bem como de instalações administrativas.
Onde se encontram?
Estão actualmente em funcionamento três PIR, localizados em Cacuso (Malanje), Tomboco (Zaire) e Canjala (Benguela), encontrando-se três outros em construção em Quibaxe (Bengo), Calenga (Huambo) e Maquela do Zombo (Uíge) e mais quatro em carteira no Andulo (Bié), em Cachiungo (Huambo), em Waku-kungo (Cuanza Sul) e em Dala (Lunda Sul).


Fonte: Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola 2025, p. 54
Saber mais sobre os PIR aqui