A Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) e o Instituto de Desenvolvimento Industrial e Inovação Tecnológica de Angola (IDIIA) assinaram ontem, quinta-feira, em Luanda, (19/10), um Memorando de Entendimento nos domínios da formação de quadros, da consulta mútua, da troca de experiências, bem como para a realização de acções contínuas para o fortalecimento da indústria nacional.
Rubricado pela directora-geral do IDIIA, Filomena De Oliveira, e o presidente de Direcção da AJECO, João José Joaquim, o acordo entra em vigor com a duração de três anos.
No acto, a directora-geral do IDIIA realçou a importância da parceria que vai permitir um maior acompanhamento das acções do Instituto por parte da AJECO, o que vai facilitar na maior divulgação e educação sobre o sector industrial a nível do país.
A responsável do IDIIA, órgão tutelado pelo Ministério da Indústria e Comércio, encorajou ainda a AJECO a prosseguir com os seus trabalhos, de formação e capacitação para jornalistas e profissionais de comunicação e dar maior atenção às demais províncias do país.
Na ocasião, João José Joaquim, agradeceu o gesto do IDIIA, recordando que a AJECO, enquanto instituição sem fins lucrativos, desenvolve as suas acções por meio de apoios de parceiros, pelo que a cooperação com o IDIIA surge como uma oportunidade certa. Disse que a AJECO nos seus 27 anos de existência, sempre primou em estabelecer convénios com instituições públicas e privadas, para o fortalecimento da classe de jornalistas económicos e não só. “Continuamos com o nosso slogan de dinamizar para um jornalismo económico mais actuante, olhando sempre para os nossos membros efectivos espalhados por todo o país”, afirmou o presidente da AJECO.
As partes estabeleceram que cada actividade a desenvolver será definida e detalhada, no que respeita aos objectivos, encargos, mecanismos e prazos, mediante um Plano de Acção.